A Biblioteca Digital Mundial foi apresentada pela primeira vez em 22 de Novembro de 2005 por James H. Billington, o Bibliotecário da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América. Para este especialista, «uma biblioteca digital mundial fomentará o diálogo inter cultural e a compreensão internacional e, ao mesmo tempo, incrementará o número de conteúdos de alta qualidade disponíveis gratuitamente na Internet».
Especialistas da UNESCO, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América, das Bibliotecas Nacionais de África, Ásia, América do Norte, América do Sul, Europa e Médio Oriente e de diversas associações como a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas examinam o protótipo do Web Site da futura Biblioteca Digital Mundial.
O Web Site vai incluir um motor de pesquisa que suporta diversas línguas e possui a particularidade de possibilitar a recuperação e visualização dos diversos tipos de documentos como cronologias, mapas e apresentações exaustivas efectuadas por investigadores universitários e especialistas em conservação.
Sobre o projecto da Biblioteca Digital Mundial (BDM), Koichiro Matsuura, Director Geral da UNESCO, afirma estar «muito satisfeito pela UNESCO, os Estados Unidos e outras entidades avançarem com esta importante iniciativa» e acrescenta que, «é preciso encorajar todos os estados membros da UNESCO a unir esforços a todos os níveis para, com recurso às mais modernas tecnologias, proteger os livros, os manuscritos, os documentos de arquivo e os materiais audiovisuais de valor único e que se encontrem ameaçados de destruição».
A BDM vai envolver a cooperação entre a UNESCO e as bibliotecas e instituições culturais de todo o mundo, com o objectivo de promover a compreensão entre os países e as culturas, aumentar conteúdos em outras línguas para além do inglês na Internet e contribuir para a difusão do saber. Como refere James H. Billington, «os documentos culturais da humanidade possuem um atractivo, no plano humano, que transcende o âmbito da política».
O projecto da BDM vai centrar-se na digitalização de documentos de valor excepcional e raros, que serão disponibilizados gratuitamente na Internet. Os diversos documentos provenientes de bibliotecas e instituições culturais de todo o mundo, incluem manuscritos, mapas, livros, partituras musicais, gravações sonoras, filmes, vídeos, fotografias e desenhos de arquitectura.
Uma das características mais importantes do projecto é possibilitar, nos países em desenvolvimento, a criação de capacidades no domínio das bibliotecas digitais. Estas capacidades têm como objectivo facilitar a participação na iniciativa da biblioteca mundial todas as entidades e países do mundo."
Fonte: TVCiência - 08-12-006
Recorde-se que o Google realizou uma doação de 3 milhões de dólares a este projecto para permitir a concepção de plataformas de acesso online a esta biblioteca. Paralamente o Google vai digitalizar obras de elevado valor histórico da biblioteca de Direito da Biblioteca do Congresso.
Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Projectos / Iniciativas Internacionais |